Banda Filarmónica de Outeiro Seco

Banda Filarmónica

No âmbito das atividades promovidas pela Casa de Cultura Popular de Outeiro Seco, no dia 4 de janeiro de 1999, a CCP Outeiro Seco decidiu iniciar um novo projeto, que visava começar a promover a formação musical dos seus associados.

Depois das primeiras aulas de formação, para as quais foi contratado o professor Manuel Heitor Reis, o projeto inicial – que pretendia ser uma tuna musical – acabou por ganhar forma em outros moldes, tendo-se então resolvido constituir uma banda filarmónica.

Depois de diversos peditórios pela aldeia, adquiriu-se então o primeiro instrumental para a banda e iniciaram-se as primeiras aulas de instrumento.

No ano 2000, apresentou-se pela primeira vez em público, na sua terra, a Banda Musical da Casa de Cultura Popular de Outeiro Seco. Ativa ininterruptamente desde a sua fundação, é seu fundador, maestro e diretor artístico o professor Manuel Heitor Reis.

A Casa de Cultura Popular disponibiliza para a banda uma escola de música, onde a formação de aprendizes e também de seniores é fomentada. Esta escola está também sob a orientação do professor Manuel Heitor Reis e conta ainda com a ajuda do professor Carlos Pires na formação dos instrumentistas de metais.

Com um reportório diversificado, a Banda Musical presta serviços típicos das bandas filarmónicas, tais como arruadas, missas, procissões, concertos e arraiais.